September 8, 2015

Praxes e o mundo do trabalho

Uns dias atrás vi um vídeo de uma youtuber portuguesa onde falava sobre as praxes pois ela acabara o primeiro ano da universidade e preferiu falar depois de saber como as coisas realmente eram e como pessoa que está no mundo do trabalho decidi partilhar a minha opinião, não do vídeo mas sim do tema em si.
Fartam-se de dizer que aquilo é para integração dos novos alunos entre outras coisas e deixem-me que vos diga que isso no mundo do trabalho não vos vai servir de ABSOLUTAMENTE nada. Ainda que não tenha ido para a universidade quando acabei o Secundário planeio fazê-lo porque sei que isso é importante. 
No mundo do trabalho não vai haver nenhuma espécie de integração pelas pessoas. Se te quiseres integrar tudo bem senão, querem lá saber. Dá-lhes o mesmo - falo por experiência própria. 


Desde muito cedo fui uma pessoa introvertida, vivia no meu mundo e com a minha música e sinceramente isso para mim bastava mas, quando entrei para o curso depois dos meus colegas terem feito um esforço tremendo para eu me integrar chamaram-me à atenção para ser mais sociável e falar com as pessoas porque no "mundo do trabalho" teria de socializar etc. Isto valeu-me de porra nenhuma (para não dizer palavrões). 
Lamento desiludir-vos mas, no mundo do trabalho as pessoas não querem saber de integração, não ocupam o seu lugar, e desprezam-te (eu vivo isto todos os dias e é de doer na alma). As pessoas ficam FELIZES por tu baixares de cargo - um pequeno aparte, eu acabei o meu estágio e foi-me dito para me inscrever em trabalho temporário e quando na empresa viram que tinha passado de estagiária a trabalhadora temporário, só faltou terem feito uma festa - e ficam piores que estragadas se subires. As pessoas só querem saber da tua vida: o que é que estás a fazer, como é que vais para o trabalho, que estudos tens e muito mais coisas. 

1 comment:

  1. Olha que eu se não fosse a praxe não teria aguentado do modo que aguentei certas cosias que aguentei na minha ingressão no mundo do trabalho!

    ReplyDelete